Primeiro, foi o exame médico que lançou suspeitas; depois, mais um e mais outro, até à evidência indesmentível da confirmação; passo a passo, muita angústia estoicamente controlada. Veio o dia da intervenção cirúrgica, o período da convalescença... Por fim (cremos que é o fim), o tempo dos tratamentos e dos enjoos, das dores de cabeça, dos altos e baixos. Um já foi, mais um outro já lá vai também... Faltam mais uns tantos, regulares, espaçados. Um deserto longo e penoso para atravessar, sem fuga possível.
A minha amiga não sente revolta, não questiona "Porquê eu?". Pelo contrário, evidencia coragem e esperança que, como sabemos, rimam com inquietação e incerteza... Longe de sentir autocomiseração, preocupa-se com quem a rodeia e a ama, com os meninos que estranham a sua ausência na escola onde ela queria estar agora. Equaciona retomar o serviço, mesmo quando a prudência o desaconselha. É que há dias em que as horas custam mais a passar.
Resignada e lutadora, confiante mas naturalmente insegura, a minha amiga vai singrando por entre as duras e comezinhas provas do quotidiano: como atar um lenço à cabeça, antes de sair de casa; um súbito cruzar de olhar; recontar a história a alguém conhecido...
Uma situação que se revela longa, mas efémera... Tu sabes!
De longe (e de perto), contigo aprendo esta lição de vida.
Há prioridades e valores fundamentais.
Há solidariedade.
Há esperança para fiar, coragem para tecer... há vida para viver.
Com cores alegres.
2 comentários:
Sem dúvida um momento que necessita de muita coragem, muita força de vontade, mas fundamentalmente de não desistir...
Tenho vivido essa angústia de perto, infelizmente posso dizer que sei o que é ... mas eu estou como a Manuela, sou quem admira a força e a coragem, não quem sofre.
Muita força e espírito sempre positivo, as melhoras e que este momento agora vivido seja rapidamente só uma lembrança de uma experiência a não repetir.
Bjs
Tenho muitos motivos para
PEDIR a todos que coloquem esta mensagem na sua página por uma hora. Eu sei
aqueles que o farão!! Pense em alguém que conheça ou ame que teve cancro. Meu
desejo é que em 2011 a cura seja descoberta. Você poderia postar isto por uma
hora? Existem muitas pessoas que podemos citar que lutaram e estão a lutar.
...Eu espero ver esta mensagem na pág. de todos os meus amigos
Enviar um comentário