domingo, 26 de setembro de 2010

Os meninos vão para a escola...

“Os meninos vão para a escola”- assim lhes chamam.
Claro, este não é o seu nome erudito, em latim, nem sei mesmo se a designação será usada em todo o país… Segundo consta, elas florescem por esta altura quando, findo o Verão, os meninos retornam à escola. E o povo, atento à natureza, é hábil a nomear tudo aquilo que nos rodeia, não se preocupando muito com pormenores tais como recorrer a uma frase para denominar flores, em vez de usar um único nome-substantivo, como é habitual…
Esta associação, a meu ver, é clara: o reino cor-de-rosa de meninas e meninos não se faz só de tempo de lazer; engloba o tempo da sua educação: trabalhar, aprender; cumprir regras e horários ao ir/voltar para a escola. Aquela flor rosada, singela, que por coincidência floresce por esta altura e em seguida adormece para reflorir um ano mais tarde, ganhou o nome da grande marcha dos meninos nesta estação. Ganhou esse simbolismo.
Inicia-se mais um ano. Lectivo. Meses em que serão vividas inseguranças e confortáveis rotinas, entusiasmos e cansaços, descobertas e emoções, tristezas e alegrias, facilidades e dificuldades, aprendizagens dos currículos (sem esquecer o currículo oculto)…
Chegou o tempo de aprender a conviver. Aprender a aprender. Descobrir. Saber.
Enfim, tempo de crescer.
Que os meninos que vão para a escola possam crescer, aprendendo a vencer desafios; aprendendo a ser felizes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindíssima foto de uma espécie de lírios, rebaptizada pela sabedoria popular, ou por uma professora atenta.
Currículo oculto, muito importante a vivencia entre crianças, adolescentes, estudantes e futuros adultos na escola da vida.
Bom regresso professora, felicidades.
Q