Todos os anos, desde 2001, a UNESCO reúne delegados dos International Publishers Association, a Federação Internacional de Livrarias (IBF) e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA), para conceder o título de Capital Mundial do Livro da UNESCO a uma cidade,
Lubliana, capital eslovena, é a Capital Mundial do Livro em 2010.
As anteriores capitais foram Madrid (2001), Alexandria (2002), Nova Deli (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Turim (2006), Bogotá (2007), Amesterdão (2008), Beirute (2009).
Buenos Aires (Argentina) será a Capital Mundial do Livro em 2011.
Cada cidade detém o título por um ano, a partir de 23 de Abril (Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor) até 22 de Abril do ano seguinte. Durante esse ano, compromete-se a organizar e executar um maior número de eventos em torno de livros, literatura e leitura.
Este programa reúne as indústrias de livros nacionais e locais e coloca livros e a cultura do livro aos olhos do público, aumentando a sensibilização para as questões de alfabetização e de leitura, bibliotecas e livrarias e destacando os benefícios globais de uma cultura do livro.
O título de Capital Mundial também é usado para promover o turismo e atrair a atenção nacional e internacional para o património literário da cidade e da respectiva nação.
Sem comentários:
Enviar um comentário